Material circulante de velocidade elevada e alta velocidade
Comboios de passageiros e de mercadorias
Fabricante | Designação do Modelo | Referências |
---|---|---|
Alstom | AGV | Alstom, 2007a |
Alstom | Pendolino | Alstom, 2007b |
Alstom | Thalys PBKA | Thalys, 2007, p. 2 |
Bombardier | High-Speed Train Acela Express | Bombardier, 2007a |
Bombardier | High-Speed Train ICE 3 | Bombardier, 2007b |
CAF | High-Speed Train ATPRD s-120 | CAF, 2007 |
JRG | Nozomi | JRG,2007a |
JRG | Hikari | JRG,2007b |
JRG | Kodama | JRG,2007c |
JRG | Hayate | JRG,2007d |
JRG | Yamabiko | JRG,2007e |
JRG | Nasuno | JRG,2007f |
JRG | Komachi | JRG,2007g |
JRG | Tsubasa | JRG,2007h |
JRG | Toki | JRG,2007i |
JRG | Tanigawa | JRG,2007j |
JRG | Asama | JRG,2007l |
JRG | Tsubame | JRG,2007m |
JRG | Linimo | Operating, 2007a |
JRG | JR-Maglev | Operating, 2007b |
Rotem | KTX-II Project Plan | Rotem, 2007, p. 12-13 |
Rotem&NRTIK | HSR-350x | Yomangani, 2007 |
Siemens | Velaro | Siemens, 2007a |
Siemens | Venturio | Siemens, 2007b |
Siemens&ThyssenKrupp | Transrapid | Operating, 2007c |
Talgo | High Speed Locomotive Talgo 350 | Talgo, 2007a |
Talgo | Talgo High Speed Passenger Coaches | Talgo, 2007b |
Talgo | Talgo 250 Intercity Train | Talgo, 2007c |
Talgo | AVE S-102 | Talgo, 2007d |
Talgo | Locomotive L-920 | Talgo, 2007e |
Talgo | Pendular Coaches | Talgo, 2007f |
– | Shanghai Maglev Train | Operating, 2007d |
Especificações dos comboios
KTX – TGV Coreia
Construido entre 1997 e 2002 (Nottara e Tillier, 2001)
Linha de Seoul a Pusan (Nottara e Tillier, 2001)
Velocidade máxima: 300 km/h (Nottara e Tillier, 2001) ; (Davis, 2007)
Em Dezembro de 2004 atinge novo recorde de velocidade, com 352,4 km/h (Davis, 2007)
Número de comboios encomendados foi igual a 46, sendo que 12 foram feitos em França (Nottara e Tillier, 2001) ; (Davis, 2007)
Configuração: 2 carros de potência, oito vagões (Nottara e Tillier, 2001)
935 lugares sentados (Nottara e Tillier, 2001)
Comprimento igual a 387 metros (Nottara e Tillier, 2001)
701 toneladas de peso (Nottara e Tillier, 2001)
Potência de alimentação igual a 13319 kW a 25 kV (Nottara e Tillier, 2001)
Coreia torna-se o primeiro país na Ásia a adoptar tecnologia Francesa (Jousset, 2004)
AVE – Alta Velocidade Espanhola
Construido entre 1991 e 1992 (Nottara e Tillier, 2001)
Linha de Madrid e Sevilha (Nottara e Tillier, 2001)
Velocidade máxima: 300 km/h (Nottara e Tillier, 2001)
Configuração: 2 carros de potência, oito vagões (Nottara e Tillier, 2001)
329 lugares sentados (Nottara e Tillier, 2001)
Comprimento igual a 200 metros (657 pés) (Nottara e Tillier, 2001)
392 toneladas de peso (Nottara e Tillier, 2001)
Potência de alimentação igual a 8624 kW a 25 kV (Nottara e Tillier, 2001)
Rede ferroviária francesa
Conta com uma frota de TGV de cerca de 400 comboios, dos quais se distinguem sete modelos: TGV Sud-Est, TGV Atlantique, TGV Reseau, Thalys POS, Eurostar, TGV Duplex e Thalys PBKA (Yrithinnd, 2007)
Todos os TGV trabalham no mínimo a bi-tensão, que significa que podem operar a 25 kV 50Hz CA nas linhas novas e 1,5 kV nas linhas antigas (Yrithinnd, 2007)
Os comboios que cruzam a fronteira da Alemanha, Suíça, Holanda e Reino Unido operam a tri-tensão ou politensão para poderem circular depois de passar para linhas estrangeiras (Yrithinnd, 2007)
TGV que circulam por linhas de países fora da França (mas que aí começam) estão equipados com transformadores que os permite adequarem-se às linhas desses países; em Itália e Bélgica – 3 kV CC – , Suíça e Alemanha – 15kV 16 (2/3) Hz (Yrithinnd, 2007)
TGV Sud-Est
Frota foi contruida entre 1978 e 1985 e começou a funcionar entre Paris e Lion em 1981 (Yrithinnd, 2007)
Configuração: 2 carros de potência, oito vagões (Nottara e Tillier, 2001)
Velocidade máxima: 270, podendo alguns modelos chegar aos 300 km/h (Yrithinnd, 2007)
345 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)
Comprimento igual a 200,2 metros (657 pés) e largura igual a 2,81 metros (9,2 pés) (Yrithinnd, 2007)
385 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)
Potência de alimentação igual a 6450 kW a 25 kV e 3100 kW a 1,5 kV (Nottara e Tillier, 2001)
TGV La Poste
Construido entre 1981 e 1984 (Nottara e Tillier, 2001)
Velocidade máxima: 270 km/h (Nottara e Tillier, 2001)
Configuração: 1 carro de potência, quatro vagões (Nottara e Tillier, 2001)
0 lugares sentados (Nottara e Tillier, 2001)
Comprimento igual a 200 metros (657 pés) (Nottara e Tillier, 2001)
345 toneladas de peso (Nottara e Tillier, 2001)
Potência de alimentação igual a 6555 kW a 25 kV (Nottara e Tillier, 2001)
TGV Atlantique
Frota francesa foi contruida entre 1988 e 1992 e foram construidos para a LAV Athlantique, que entrou em serviço 1989 (Yrithinnd, 2007)
Configuração: 2 carros de potência, dez vagões (Nottara e Tillier, 2001)
Velocidade máxima: 300 km/h (Yrithinnd, 2007) ;(Keating, 2004)
485 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)
Comprimento igual a 237,5 metros (780 pés) e largura igual a 2,90 metros (9,5 pés) (Yrithinnd, 2007)
444 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)
Potência de alimentação igual a 8800 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)
TGV Réseau
Foi construido entre 1992 e 1996 (Yrithinnd, 2007)
Configuração: dois carros de potência e oito vagões (Nottara e Tillier, 2001)
Velocidade máxima: 300 km/h (Yrithinnd, 2007)
377 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)
Comprimento igual a 200 metros (656 pés) e largura igual a 2,81 metros (9,2 pés) (Yrithinnd, 2007)
383 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)
Potência de alimentação igual a 8800 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)
TGV Eurostar
Construido entre 1993 e 1995 (Nottara e Tillier, 2001)
É essencialmente um TGV largo, modificado para poder funcionar no Reino Unido e no Eurotúnel (Yrithinnd, 2007)
Configuração: dois carros de potência e 18 vagões (Nottara e Tillier, 2001)
Velocidade máxima: 300 km/h (Yrithinnd, 2007)
794 lugares sentados (Nottara e Tillier, 2001)
Comprimento igual a 394 metros (1293 pés) e largura igual a 2,81 metros (9,2 pés) (Yrithinnd, 2007)
752 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)
Potência de alimentação igual a 12240 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)
TGV Duplex
Construido entre 1995 e 1997 (Nottara e Tillier, 2001)
Possui dois andares, para uma maior capacidade de passageiros (Yrithinnd, 2007)
Para as linhas mais ocupadas (como Paris-Marsella) existem mais dois vagões, cada um deles com um compartimento para acesso a pessoas com mobilidade reduzido (Yrithinnd, 2007)
Configuração: dois carros de potência e 18 vagões (Nottara e Tillier, 2001)
Velocidade máxima: 320 km/h (Yrithinnd, 2007)
512 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)
Comprimento igual a 200 metros (656 pés) e largura igual a 2,90 metros (9,5 pés) (Yrithinnd, 2007)
386 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)
Potência de alimentação igual a 8800 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)
Thalys PBKA
Igual a Thalys, mas fazendo o percurso por Paris, Bruxelles, Köln e Amsterdam (Yrithinnd, 2007)
Construido entre 1995 e 1998 (Nottara e Tillier, 2001)
Tecnologicamente semelhante ao TGV Duplex, mas pode suportar mais tensões diferentes: 25 kV, 50 Hz AC, 15kV 16,7 Hz CA (Alemanha e Suiça) e 1,5 kV DC (França e Holanda) (Yrithinnd, 2007)
Configuração: dois carros de potência e 18 vagões (Nottara e Tillier, 2001)
Velocidade máxima: 300 km/h (Yrithinnd, 2007)
377 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)
Comprimento igual a 200 metros (656 pés) e largura igual a 2,90 metros (9,5 pés) (Yrithinnd, 2007)
385 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)
Potência de alimentação igual a 8800 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)
TGV POS
Ainda actualmente em construcção (Yrithinnd, 2007)
Destinados para fazer o percurso Paris Este e Sul de AlemanhaThalys PBKA
Igual a Thalys, mas fazendo o percurso por Paris, Bruxelles, Köln e Amsterdam (Yrithinnd, 2007); (Patti, 2007)
Construido entre 1995 e 1998 (Nottara e Tillier, 2001)
Tecnologicamente semelhante ao TGV Duplex, mas pode suportar mais tensões diferentes: 25 kV, 50 Hz AC, 15kV 16,7 Hz CA (Alemanha e Suiça) e 1,5 kV DC (França e Holanda) (Yrithinnd, 2007)
Configuração: dois carros de potência e 18 vagões (Nottara e Tillier, 2001)
Velocidade máxima: 300 km/h (Yrithinnd, 2007)
377 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)
Comprimento igual a 200 metros (656 pés) e largura igual a 2,90 metros (9,5 pés) (Yrithinnd, 2007)
385 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)
Potência de alimentação igual a 8800 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)
Configuração: dois carros de potência e 18 vagões (Nottara e Tillier, 2001)
Velocidade máxima: 320 km/h (Yrithinnd, 2007)
Comprimento igual a 200 metros (656 pés) e largura igual a 2,90 metros (9,5 pés) (Yrithinnd, 2007)
423 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)
Potência de alimentação igual a 9600 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)
Referências
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Thalys: an international TGV network [PDF em linha]. Bruxelas: Thalys, 2007 [Consult. 20 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.transport.alstom.com/_eLibrary/brochure/upload_119352.pdf
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2007-12-20 23:20 tiagogvaranda
30-11-2007 01:45 Diogo Aurélio
Tema interessante.
Reformulação de versão anterior.
Citações e referências incorrectas.
4 pontos
Comentar por Virgílio A. P. Machado — Dezembro 17, 2007 @ 11:27 pm
Tema interessante.
Reorganização e expansão de versões anteriores.
Várias referências.
Citações e referências incorrectas.
Oportunidade perdida para corrigir as versões anteriores.
3 pontos
Comentar por Virgílio A. P. Machado — Dezembro 23, 2007 @ 11:30 pm