Caminhos de Ferro de Portugal

Possibilidade tecnológica Maglev

Considerações gerais

Levitação estática e teorema de Earnshaw (Kaminishikawahara, s.d, p. 1)

Efeito quântico (Kaminishikawahara, s.d, p. 1)

Realimentação (Kaminishikawahara, s.d, p. 1)

Diamagnetismo (Kaminishikawahara, s.d, p. 2)

Campo oscilante (Kaminishikawahara, s.d, p. 2)

Rotação (Kaminishikawahara, s.d, p. 2)

Comboios Maglev

Aplicação da levitação magnética ao comboio (Kaminishikawahara, s.d, p. 3)

Três principais tipos de levitaçção magnética (Kaminishikawahara, s.d, p. 3)

Levitação por repulsão magnética (Kaminishikawahara, s.d, p. 4)

Funcionamento (Kaminishikawahara, s.d, p. 4)

Princípio da levitação magnética (Kaminishikawahara, s.d, p. 4)

Princípio da orientação lateral (Kaminishikawahara, s.d, p. 4)

Pincípio da propulsão (Kaminishikawahara, s.d, p. 5)

Vantagens (Kaminishikawahara, s.d, p. 5)

Vantagens energéticas (Kaminishikawahara, s.d, p. 5)

Eficiência mecânica (Kaminishikawahara, s.d, p. 5)

Velocidade de operação (Kaminishikawahara, s.d, p. 5)

Desgaste e manutenção reduzidos (Kaminishikawahara, s.d, p. 5)

Desvantagens (Kaminishikawahara, s.d, p. 5)

Sistema de arrefecimento dos imãns (Kaminishikawahara, s.d, p. 5)

Custos de implementação (Parg, 2005)

Levitação por atracção magnética (Kaminishikawahara, s.d, p. 6)

Funcionamento (Kaminishikawahara, s.d, p. 6)

Princípio de levitação (Kaminishikawahara, s.d, p. 6)

Orientação lateral (Kaminishikawahara, s.d, p. 6)

Princípio de propulsão (Kaminishikawahara, s.d, p. 6)

Vantagens (Kaminishikawahara, s.d, p. 7)

Ausência de emissões poluentes e sonoras (Kaminishikawahara, s.d, p. 7)

Grande capacidade de aceleração e desaceleração (Kaminishikawahara, s.d, p. 7)

Velocidades praticadas (Kaminishikawahara, s.d, p. 7)

Desvantagens (Kaminishikawahara, s.d, p. 7)

Maior isntabilidade do que o sistema anterior (Kaminishikawahara, s.d, p. 7)

Perdas de levitação por falaha energética (Kaminishikawahara, s.d, p. 7)

Levitação por indução magnética (Kaminishikawahara, s.d, p. 8)

Funcionamento (Kaminishikawahara, s.d, p. 8)

Princípio de levitação: imãns permanentes (Kaminishikawahara, s.d, p. 8; Thornton, 2003, p. 7)

Princípio de levitação: forças repulsivas (Kaminishikawahara, s.d, p. 8)

Configuração magnética: estabilidade lateral (Kaminishikawahara, s.d, p. 8)

Vantagens (Kaminishikawahara, s.d, p. 9)

Simplicidade quando comparado com os outros sistemas (Kaminishikawahara, s.d, p. 9)

Economia do sistema (Kaminishikawahara, s.d, p. 9)

Desvantagens (Kaminishikawahara, s.d, p. 9)

Utilização de rodas abaixo da velocidade limite (Kaminishikawahara, s.d, p. 9)

Nunca prototipado à escala real (Kaminishikawahara, s.d, p. 9)

Comparação dos três sistemas (Kaminishikawahara, s.d, p. 10)

Construção do sistema de levitação por indução magnética menos dispendioso dos três (Kaminishikawahara, s.d, p. 10)

Velocidade, conforto e estabilidade maiores no sistema por repulsão magnética (Kaminishikawahara, s.d, p. 10)

Referências

KAMINISHIKAWAHARA, Celso – Levitação magnética ou maglev (magnetic levitation) [PDF em linha]. [S.l., S.n.]: [S.d]. [Consult. 20 Dez 2007]. Dísponivel em: http://www.das.ufsc.br/~moreno/levitacao/maglev.pdf

PARG – Maglev [em linha]. [S.l.]: Wikipedia, 2005. [Consult. 20 Dez 2007]. Dísponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maglev

THORNTON, Richard – The M3 urban transportation system [PDF em linha]. Boston: FTA, 2003. [Consult. 20 Dez 2007]. Dísponivel em: http://www.monorails.org/pdfs/Magnemotion.pdf

2007-12-20 01:40 tiagogvaranda

2 comentários »

  1. Este comentário refere-se a uma versão anterior desta página.

    Tema interessante.

    Duas referências.

    Página mal formatada.

    Citação e referência incorrectas.

    3 pontos

    Comentar por Virgílio A. P. Machado — Dezembro 23, 2007 @ 8:28 pm

  2. Uma referência adicional.

    Página mal formatada.

    Falta ligação na referência.

    1 ponto

    Comentar por Virgílio A. P. Machado — Dezembro 23, 2007 @ 8:33 pm


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