Caminhos de Ferro de Portugal

Competitividade ambiental dos diversos sistemas de transportes

Serviços de transporte considerados

  • Transporte Ferroviário de Alta Velocidade, prestado com veículos com motor de propulsão eléctrica
  • Transporte Ferroviário Intercidades, prestado com veículos de propulsão eléctrica
  • Transporte Ferroviário Intercidades, prestado com veículos com motor diesel (combustão interna) de propulsão a gasóleo
  • Transporte aéreo, prestado com veículos com motor de explosão (combustão interna) de propulsão a Jetfuel
  • Transporte rodoviário colectivo, prestado com veículos com motor diesel (combustão interna) de propulsão a gasóleo
  • Transporte rodoviário individual, prestado com veículos com motor de explosão (combustão interna) de propulsão a gasolina;
  • Transporte rodoviário individual, prestado com veículos com motor diesel (combustão interna) de propulsão a gasóleo.

Indicadores considerados

  • Capacidade de oferta (Vitorino, 2007)
  • Taxa de ocupação (LUSA)
  • Factores de consumo (INTF, s.d.)
  • Factores de emissão (INTF, s.d.)

Quantificação da competitividade ambiental ferroviária

Quantificação dos indicadores utilizados

Capacidade dos veículos

Serviço de Transporte

CAPACIDADE

Comboio Eléctrico AV (TGV Atlantique)

400

Comboio Eléctrico IC (CPAE 4000)

301

Comboio Gasóleo IC (LD 1930)

274

Avião Jetfuel (Portugália Fokker 100)

94

Autocarro Gasóleo (Longo curso)

55

Automóvel (Gasóleo/Gasolina)

5

Taxa de ocupação

  • Transporte rodoviário colectivo foram de 40%, 50%, 60% e 70%
  • Transporte aéreo, as taxas de ocupação admitidas foram de 60% e 70%.
  • Transporte ferroviário atribuíram-se valores de taxa de ocupação até aos 100%, com intervalos regulares de 5%.

Factores de consumo de energia em l/Km

Serviço de Transporte

2000

2010

Comboio Eléctrico AV (TGV Atlantique)

0,19

0,19

Comboio Eléctrico IC (CPAE 4000)

0,13

0,13

Comboio Gasóleo IC (LD 1930)

0,57

0,57

Avião Jetfuel (Portugália Fokker 100)

1,81

1,81

Autocarro Gasóleo (Longo curso)

0,21

0,20

Automóvel Gasolina

0,55

0,48

Automóvel Gasóleo

0,53

0,48

Automóvel (50% gasolina; 50% gasóleo)

0,54

0,48

Factores de emissão de CO2

Energia de Tracção

2000

2010

Electricidade (gCO2/GJ)

147,4

127,0

JetFuel (kgCO2/voo)

4 529,0

4 529,0

Gasolina (gCO2/GJ)

75,3

75,3

Gasóleo (gCO2/GJ)

76,9

76,9

VITORINO, Ana Paula. “Modelo de Negócio da Rede Ferroviária de Alta Velocidade“[em linha]. Lisboa: Ministério das Obras públicas, transportes e comunicações, 2007 [Consult. a 3 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/MOPTC/Comunicacao/Intervencoes/20070621_MOPTC_Int_Negocio_RAV.htm

LUSA. “Modelo de negócio para a rede de alta velocidade apresentado hoje“. [em linha]. Lisboa: Público, 2007. [Consult. 30 Nov. 2007]. Disponível em: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1297323&idCanal=undefined

INTF – Instituto Nacional do Transporte Ferroviário. “Competitividade Ambiental dos Serviços Ferroviários de
Alta Velocidade e de Média e Longa Distância
“. [pdf em linha]. Lisboa: INTF, s.d. [Consult. 2 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.intf.pt/Uploads/%7B29BD339C-177C-4607-984E-7236CF030FD1%7D.pdf

2007-12-04 1:07 Francisco Martins

1 Comentário »

  1. Tema interessante.

    Informação disponível trabalhada.

    Três referências.

    Página extensa.

    Faltam citações.

    Referências incorrectas.

    No título, só a primeira letra e os nomes próprios são em maiúsculas.

    Não usar pontos nos assuntos de cada subtítulo.

    Corrigir pequenas «gralhas».

    4 pontos

    Comentar por Virgílio A. P. Machado — Dezembro 14, 2007 @ 1:00 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: