Caminhos de Ferro de Portugal

Estado da arte da tecnologia europeia de alta velocidade ferroviária

  • História da alta velocidade ferroviária (Vasconcelos, 2005, p. 3; Antunes, 2004)
  • Tipos de linhas de alta velocidade (Vasconcelos, 2005, p. 4)
  • A rede mundial da alta velocidade (Vasconcelos, 2005, p. 5)
  • Breve enquadramento na Europa (Antunes, 2004; Zuricher, 2007a)
  • Mapa da rede europeia de alta velocidade em Dezembro de 2004 (Vasconcelos, 2005, p. 6)
  • Mapa representativo da previsão da rede europeia de alta velocidade em 2010 (Vasconcelos, 2005, p. 7)
  • Mapa representativo da previsão da rede europeia de alta velocidade em 2020 (Antunes, 2005, p. 3)
  • Razões para o sucesso da rede de alta velocidade (Vasconcelos, 2005, p. 8)
  • A interoperabilidade da rede transeuropeia (Vasconcelos, 2005, p. 9-10)
  • A diversidade da rede convencional dos caminhos de ferro europeus (Vasconcelos, 2005, p. 11)
  • Novos desenvolvimentos tecnológicos
    • Velocidade 350km/h (Vasconcelos, 2005, p. 12)
    • Sistema de controlo comando – European Rail Traffic Management System (ERMTS)/European Train Control System (ETCS) (Santos, 2003, p. 117-134; Vasconcelos, 2005, p. 13-15)
  • Os 5 principais subsistemas que constituem a rede de alta velocidade (Vasconcelos, 2005, p. 16)
  • Comboios de alta velocidade (Vasconcelos, 2005, p. 18-19)
    • Família TGV (Vasconcelos, 2005, p. 20)
    • Família InterCity Express (ICE) (Vasconcelos, 2005, p. 21)
  • Desafios tecnológicos para os comboios de alta velocidade (Vasconcelos, 2005, p. 22)
  • Medidas da bitola europeia da rede de alta velocidade e da bitola da rede convencional da Península Ibérica (Vasconcelos, 2005, p. 23; Zuricher, 2007b)
  • Vias bi-bitola (Zuricher, 2007a)
  • Comboios bi-bitola (Vasconcelos, 2005, p. 24)
  • Intercambiadores: funcionamento do intercambiador Talgo (Vasconcelos, 2005, p. 25; Zuricher, 2007a)
  • Parâmetros gerais da infra-estrutura de alta velocidade (Vasconcelos, 2005, p. 27)
  • Mapa da rede de alta velocidade espanhola (Vasconcelos, 2005, p. 28)
  • Rede de alta velocidade espanhola (Vasconcelos, 2005, p. 29; Zuricher, 2007b)
  • Características da linha Madrid-Barcelona (Vasconcelos, 2005, p. 30-31)
  • Desafios tecnológicos da alta velocidade para a indústria portuguesa (Vasconcelos, 2005, p. 32)

Referências

ANTUNES, Rogério. A Alta Velocidade Ferroviária – breve enquadramento mundial. [em linha]. Lisboa: CIARI, 2004. [Consult. 20 Nov. 2007]. Disponível em: http://www.ciari.org/opiniao/alta_velocidade_ferroviaria.htm

ANTUNES, Rogério. EURAILSPEED 2005 – Congresso Mundial sobre a alta velocidade ferroviária. [PDF em linha]. Lisboa: Antunes, 2005. [Consult. 20 Nov. 2007]. Disponível em: http://www.ciari.org/opiniao/eurailspeed2005.pdf

SANTOS, António José Duarte Figueiredo Guilherme dos. Localização de comboios via rádio. [PDF em linha]. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2003. 175 p. [Consult. 20 Nov. 2007]. Disponível em: http://www.av.it.pt/nbcarvalho/pdf/TESEAJS.pdf

VASCONCELOS, António. Estado da arte da tecnologia europeia da Alta Velocidade Ferroviária. [PDF em linha]. Lisboa: Ordem dos Engenheiros, 2005. [Consult. 19 Nov. 2007]. Disponível em: http://www.ordemengenheiros.pt/Portals/0/RAVE-Apres_AntonioVasconcelos.pdf

ZURICHER. Blog “Transportes do mundo“. [em linha]. San Francisco, Blogger, 2007a. [Consult. 20 Nov. 2007]. Disponível em: http://worldtransport.blogspot.com/2007/04/auto-estradas-ferrovirias.html

ZURICHER. Blog “Transportes do mundo“. [em linha]. San Francisco, Blogger, 2007b. [Consult. 20 Nov. 2007]. Disponível em: http://worldtransport.blogspot.com/2007/05/bitola-migrao-para-bitola-europeia.html

2007-12-04 02:01 João Laborde

1 Comentário »

  1. Tema interessante.

    Informação disponível trabalhada.

    Várias referências.

    Desenquadrada dos trabalhos já feitos.

    Citações e referências incorrectas.

    3 pontos

    Comentar por Virgílio A. P. Machado — Dezembro 13, 2007 @ 11:30 pm


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