Caminhos de Ferro de Portugal

Traçado das linhas TGV em Portugal

Estratégia TGV em Portugal 

  • Objectivos estratégicos para a rede Portuguesa (Moreira e Rodrigues, 2007,  p.173)
  • Objectivos para o Governo Português expostos cronológicamente (Rodrigues, 2002, p. 6)
  • Requesitos para rentabilidade traçado eixo Norte-Sul (Rodrigues, 2002, p. 2-3)
  • Estratégia de ligações Região Norte e Centro (Moreira e Rodrigues, 2007,  p.174)
  • Estratégia de ligações Região de Lisboa (Moreira e Rodrigues, 2007,  p.173)

Hipótese de utilização de intercambiadores de mudança de bitola nas linhas (Alexandre, 2005) 

Custos de uma linha AV (Moreira e Rodrigues, 2007,  p.175)

Financiamento privado pode chegar a uma margem entre 15 a 30 por cento (Pinto, 2003)

Projecto TGV poderá estimular ecnonomia até 1,7 por cento do PIB (LUSA- Agência de Notícias de Portugal, 2004) 

Modelo de traçado linhas TGV  “Pi deitado” (Moreira e Rodrigues, 2007,  p.175)

Exemplo de modelo “Pi deitado” (Cipriano, 2004) 

Tempos e Custos da viagem para Madrid – modelo “Pi deitado” (Moreira e Rodrigues, 2007,  p.176) 

Primeiras ligações entre cidades no modelo “Pi deitado” (Rodrigues, 2002, p. 6)

Modelo de traçado linhas TGV  “T deitado” (Moreira e Rodrigues, 2007,  p.175) 

Razões do desacordo Portugal-Espanha em relação ao traçado (Moreira e Rodrigues, 2007, p.178-9)

Tempos e Custos da viagem para Madrid – modelo “T deitado” (Moreira e Rodrigues, 2007,  p.176)

Governo Durão Barroso também prefere modelo T deitado, tal como antigo Executivo António Guterres (Félix, 2002)    

Referências

ALEXANDRE, Jorge. Blog Palavras. [em linha]. Blogger, San Francisco, 2007 [Consult. a 26 de Outrbro de 2007]. Disponível em: http://jorgealexandre.blogspot.com/2005_12_01_archive.html 

CIPRIANO, Carlos. Norte em risco de ficar de fora do projecto TGV. [em linha]. Público, Lisboa, 2004 [Consult. a 9 de Novembro de 2007]. Disponível em: http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=1093&id=1174411

FÉLIX, Filipe. Promessas que não passaram de intenções . [em linha]. Público, Lisboa, 2002 [Consult. a 26 de Outrbro de 2007]. Disponível em: http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=985&id=186949

LUSA- Agência de Notícias de Portugal. Projecto TGV irá estimular economia até 1,7 por cento do PIB. [em linha]. Público, Lisboa, 2004 [Consult. a 19 de Outrbro de 2007]. Disponível em: http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=1093&id=1181658

MOREIRA, Rui; RODRIGUES, Rui – A rede ferroviária portuguesa .In ABECASIS, Krus [et. al.] – O erro da OTA e o futuro de Portugal . Lisboa: Tribuna, 2007. ISBN 978-972-8799-67-0. p. 173-184

PINTO, Luísa. Participação de privados no TGV em aberto. [em linha]. Público, Lisboa, 2003 [Consult. a 19 de Outrbro de 2007]. Disponível em: http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=1093&id=1176138

RODRIGUES, Rui. Ligações Norte Sul . [em linha]. [Consult. a 19 de Outrbro de 2007]. Disponível em: http://maquinistas.org/pdfs_ruirodrigues/LP1.pdf

22-11-2007 19:02, Diogo Aurélio

1 Comentário »

  1. Página sobre tema muito relevante.

    Várias referências.

    Informação disponível trabalhada.

    Alguns assuntos não relacionados com o tema e mal arrumados

    Alterar o título para «Traçado das linhas TGV em Portugal».

    Referências incorrectas.

    Problemas de formatação das citações.

    Data e nome mal formatados.

    3 pontos

    Comentar por Virgílio A. P. Machado — Novembro 22, 2007 @ 2:00 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: