Caminhos de Ferro de Portugal

Material circulante

Material circulante de velocidade elevada e alta velocidade

Comboios de passageiros e de mercadorias

Fabricante Designação do Modelo Referências
Alstom AGV Alstom, 2007a
Alstom Pendolino Alstom, 2007b
Alstom Thalys PBKA Thalys, 2007, p. 2
Bombardier High-Speed Train Acela Express Bombardier, 2007a
Bombardier High-Speed Train ICE 3 Bombardier, 2007b
CAF High-Speed Train ATPRD s-120 CAF, 2007
JRG Nozomi JRG,2007a
JRG Hikari JRG,2007b
JRG Kodama JRG,2007c
JRG Hayate JRG,2007d
JRG Yamabiko JRG,2007e
JRG Nasuno JRG,2007f
JRG Komachi JRG,2007g
JRG Tsubasa JRG,2007h
JRG Toki JRG,2007i
JRG Tanigawa JRG,2007j
JRG Asama JRG,2007l
JRG Tsubame JRG,2007m
JRG Linimo Operating, 2007a
JRG JR-Maglev Operating, 2007b
Rotem KTX-II Project Plan Rotem, 2007, p. 12-13
Rotem&NRTIK HSR-350x Yomangani, 2007
Siemens Velaro Siemens, 2007a
Siemens Venturio Siemens, 2007b
Siemens&ThyssenKrupp Transrapid Operating, 2007c
Talgo High Speed Locomotive Talgo 350 Talgo, 2007a
Talgo Talgo High Speed Passenger Coaches Talgo, 2007b
Talgo Talgo 250 Intercity Train Talgo, 2007c
Talgo AVE S-102 Talgo, 2007d
Talgo Locomotive L-920 Talgo, 2007e
Talgo Pendular Coaches Talgo, 2007f
Shanghai Maglev Train Operating, 2007d

Especificações dos comboios

KTX – TGV Coreia

Construido entre 1997 e 2002 (Nottara e Tillier, 2001)

Linha de Seoul a Pusan (Nottara e Tillier, 2001)

Velocidade máxima: 300 km/h (Nottara e Tillier, 2001) ; (Davis, 2007)

Em Dezembro de 2004 atinge novo recorde de velocidade, com 352,4 km/h (Davis, 2007)

Número de comboios encomendados foi igual a 46, sendo que 12 foram feitos em França (Nottara e Tillier, 2001) ; (Davis, 2007)

Configuração: 2 carros de potência, oito vagões (Nottara e Tillier, 2001)

935 lugares sentados (Nottara e Tillier, 2001)

Comprimento igual a 387 metros (Nottara e Tillier, 2001)

701 toneladas de peso (Nottara e Tillier, 2001)

Potência de alimentação igual a 13319 kW a 25 kV (Nottara e Tillier, 2001)

Coreia torna-se o primeiro país na Ásia a adoptar tecnologia Francesa (Jousset, 2004)

AVE – Alta Velocidade Espanhola

Construido entre 1991 e 1992 (Nottara e Tillier, 2001)

Linha de Madrid e Sevilha (Nottara e Tillier, 2001)

Velocidade máxima: 300 km/h (Nottara e Tillier, 2001)

Configuração: 2 carros de potência, oito vagões (Nottara e Tillier, 2001)

329 lugares sentados (Nottara e Tillier, 2001)

Comprimento igual a 200 metros (657 pés) (Nottara e Tillier, 2001)

392 toneladas de peso (Nottara e Tillier, 2001)

Potência de alimentação igual a 8624 kW a 25 kV (Nottara e Tillier, 2001)

Rede ferroviária francesa
Conta com uma frota de TGV de cerca de 400 comboios, dos quais se distinguem sete modelos: TGV Sud-Est, TGV Atlantique, TGV Reseau, Thalys POS, Eurostar, TGV Duplex e Thalys PBKA (Yrithinnd, 2007)

Todos os TGV trabalham no mínimo a bi-tensão, que significa que podem operar a 25 kV 50Hz CA nas linhas novas e 1,5 kV nas linhas antigas (Yrithinnd, 2007)

Os comboios que cruzam a fronteira da Alemanha, Suíça, Holanda e Reino Unido operam a tri-tensão ou politensão para poderem circular depois de passar para linhas estrangeiras (Yrithinnd, 2007)

TGV que circulam por linhas de países fora da França (mas que aí começam) estão equipados com transformadores que os permite adequarem-se às linhas desses países; em Itália e Bélgica – 3 kV CC – , Suíça e Alemanha – 15kV 16 (2/3) Hz (Yrithinnd, 2007)

TGV Sud-Est

Frota foi contruida entre 1978 e 1985 e começou a funcionar entre Paris e Lion em 1981 (Yrithinnd, 2007)

Configuração: 2 carros de potência, oito vagões (Nottara e Tillier, 2001)

Velocidade máxima: 270, podendo alguns modelos chegar aos 300 km/h (Yrithinnd, 2007)

345 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)

Comprimento igual a 200,2 metros (657 pés) e largura igual a 2,81 metros (9,2 pés) (Yrithinnd, 2007)

385 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)

Potência de alimentação igual a 6450 kW a 25 kV e 3100 kW a 1,5 kV (Nottara e Tillier, 2001)

TGV La Poste

Construido entre 1981 e 1984 (Nottara e Tillier, 2001)

Velocidade máxima: 270 km/h (Nottara e Tillier, 2001)

Configuração: 1 carro de potência, quatro vagões (Nottara e Tillier, 2001)

0 lugares sentados (Nottara e Tillier, 2001)

Comprimento igual a 200 metros (657 pés) (Nottara e Tillier, 2001)

345 toneladas de peso (Nottara e Tillier, 2001)

Potência de alimentação igual a 6555 kW a 25 kV (Nottara e Tillier, 2001)

TGV Atlantique

Frota francesa foi contruida entre 1988 e 1992 e foram construidos para a LAV Athlantique, que entrou em serviço 1989 (Yrithinnd, 2007)

Configuração: 2 carros de potência, dez vagões (Nottara e Tillier, 2001)

Velocidade máxima: 300 km/h (Yrithinnd, 2007) ;(Keating, 2004)

485 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)

Comprimento igual a 237,5 metros (780 pés) e largura igual a 2,90 metros (9,5 pés) (Yrithinnd, 2007)

444 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)

Potência de alimentação igual a 8800 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)

TGV Réseau

Foi construido entre 1992 e 1996 (Yrithinnd, 2007)

Configuração: dois carros de potência e oito vagões (Nottara e Tillier, 2001)

Velocidade máxima: 300 km/h (Yrithinnd, 2007)

377 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)

Comprimento igual a 200 metros (656 pés) e largura igual a 2,81 metros (9,2 pés) (Yrithinnd, 2007)

383 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)

Potência de alimentação igual a 8800 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)

TGV Eurostar

Construido entre 1993 e 1995 (Nottara e Tillier, 2001)

É essencialmente um TGV largo, modificado para poder funcionar no Reino Unido e no Eurotúnel (Yrithinnd, 2007)

Configuração: dois carros de potência e 18 vagões (Nottara e Tillier, 2001)

Velocidade máxima: 300 km/h (Yrithinnd, 2007)

794 lugares sentados (Nottara e Tillier, 2001)

Comprimento igual a 394 metros (1293 pés) e largura igual a 2,81 metros (9,2 pés) (Yrithinnd, 2007)

752 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)

Potência de alimentação igual a 12240 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)

TGV Duplex

Construido entre 1995 e 1997 (Nottara e Tillier, 2001)

Possui dois andares, para uma maior capacidade de passageiros (Yrithinnd, 2007)

Para as linhas mais ocupadas (como Paris-Marsella) existem mais dois vagões, cada um deles com um compartimento para acesso a pessoas com mobilidade reduzido (Yrithinnd, 2007)

Configuração: dois carros de potência e 18 vagões (Nottara e Tillier, 2001)

Velocidade máxima: 320 km/h (Yrithinnd, 2007)

512 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)

Comprimento igual a 200 metros (656 pés) e largura igual a 2,90 metros (9,5 pés) (Yrithinnd, 2007)

386 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)

Potência de alimentação igual a 8800 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)

Thalys PBKA

Igual a Thalys, mas fazendo o percurso por Paris, Bruxelles, Köln e Amsterdam (Yrithinnd, 2007)

Construido entre 1995 e 1998 (Nottara e Tillier, 2001)

Tecnologicamente semelhante ao TGV Duplex, mas pode suportar mais tensões diferentes: 25 kV, 50 Hz AC, 15kV 16,7 Hz CA (Alemanha e Suiça) e 1,5 kV DC (França e Holanda) (Yrithinnd, 2007)

Configuração: dois carros de potência e 18 vagões (Nottara e Tillier, 2001)

Velocidade máxima: 300 km/h (Yrithinnd, 2007)

377 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)

Comprimento igual a 200 metros (656 pés) e largura igual a 2,90 metros (9,5 pés) (Yrithinnd, 2007)

385 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)

Potência de alimentação igual a 8800 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)

TGV POS

Ainda actualmente em construcção (Yrithinnd, 2007)

Destinados para fazer o percurso Paris Este e Sul de AlemanhaThalys PBKA

Igual a Thalys, mas fazendo o percurso por Paris, Bruxelles, Köln e Amsterdam (Yrithinnd, 2007); (Patti, 2007)

Construido entre 1995 e 1998 (Nottara e Tillier, 2001)

Tecnologicamente semelhante ao TGV Duplex, mas pode suportar mais tensões diferentes: 25 kV, 50 Hz AC, 15kV 16,7 Hz CA (Alemanha e Suiça) e 1,5 kV DC (França e Holanda) (Yrithinnd, 2007)

Configuração: dois carros de potência e 18 vagões (Nottara e Tillier, 2001)

Velocidade máxima: 300 km/h (Yrithinnd, 2007)

377 lugares sentados (Yrithinnd, 2007)

Comprimento igual a 200 metros (656 pés) e largura igual a 2,90 metros (9,5 pés) (Yrithinnd, 2007)

385 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)

Potência de alimentação igual a 8800 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)

Configuração: dois carros de potência e 18 vagões (Nottara e Tillier, 2001)

Velocidade máxima: 320 km/h (Yrithinnd, 2007)

Comprimento igual a 200 metros (656 pés) e largura igual a 2,90 metros (9,5 pés) (Yrithinnd, 2007)

423 toneladas de peso (Yrithinnd, 2007)

Potência de alimentação igual a 9600 kW a 25 kV (Yrithinnd, 2007)

Referências

BOMBARDIER>English>Core Businesses>Tranportation>Rail Vehicles>Intercity/High-speed Trains>High-Speed Train>Acela Express – USA [em linha]. Montreal: Bombardier, 2007a [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.bombardier.com

BOMBARDIER>English>Core Businesses>Tranportation>Rail Vehicles>Intercity/High-speed Trains>High-Speed Train>ICE 3 – Germany and Netherlands [em linha]. Montreal: Bombardier, 2007b [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.bombardier.com

DAVIS, Greg. Down at the station[em linha]. [Consult. a 26 de Novembro de 2007]. Disponível em: http://pt.trekearth.com/gallery/photo722301.htm

From the tramway to the AGV: solutions spanning the full range of transport requirements [em linha]. Levallois-Perret: Alstom, 2007a. [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.alstom.com/home/products/from_the_tramway_to_the_agv/44727.EN.php?languageId=EN&dir=/home/products/from_the_tramway_to_the_agv/

From the tramway to the AGV: solutions spanning the full range of transport requirements [em linha]. Levallois-Perret: Alstom, 2007b. [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.alstom.com/home/products/from_the_tramway_to_the_agv/44727.EN.php?languageId=EN&dir=/home/products/from_the_tramway_to_the_agv/

High-speed train ATPRD s-120 [em linha]. Madrid: CAF, 2007. [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.caf.net/ingles/productos/proyecto.php?cod=6&id=587&sec=prest

High-speed and intercity trains [em linha]. Erlangen: Siemens, 2007a. [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.transportation.siemens.com/ts/en/pub/products/tr/services/highspeed/velaro/velaro.htm

High-speed and intercity trains [em linha]. Erlangen: Siemens, 2007b. [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.transportation.siemens.com/ts/en/pub/products/tr/services/highspeed/concept.htm

HSR-350x [em linha]. [S.I.]: Wikipedia, 2007 [Consult. 20 Dez. 2007]. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/HSR-350x

JOUSSET, Guillaume. .O TGV conquista Ásia[em linha]. Label Francese, 2004 [Consult. a 26 de Novembro de 2007]. Disponível em: http://www.ambafrance.org.br/abr/label/label55/10.html

Keating, Oliver. le Train à Grand Vitesse (TGV)[em linha]. [Consult. a 26 de Novembro de 2007]. Disponível em: http://www.o-keating.com/hsr/tgv.htm

MAGLEV> Facts & Figures [em linha]. [S.I.]: IMB, 2007a [Consult. 20 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.maglev.in/

MAGLEV> Facts & Figures [em linha]. [S.I.]: IMB, 2007b [Consult. 20 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.maglev.in/

MAGLEV> Facts & Figures [em linha]. [S.I.]: IMB, 2007c [Consult. 20 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.maglev.in/

MAGLEV> Facts & Figures [em linha]. [S.I.]: IMB, 2007d [Consult. 20 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.maglev.in/

NOTTARA, Yann, TILLIER, Clem .TGV Spotter’s Guide[em linha]. [Consult. a 26 de Novembro de 2007]. Disponível em: http://www.railfaneurope.net/tgv/spotter.html

PATTI. TGV & Highspeed Fanpage[em linha]. [Consult. a 30 de Novembro de 2007]. Disponível em: http://www.300km-h.net/main/fotos/tgv/pos1/pos1e.html

Rotem’ s innovations for a better world [PDF em linha]. Seul: Rotem, 2007 [Consult. 20 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.rotem.co.kr/eng/main_html/Rotem.pdf

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007a [Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007b [Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007c [Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007d [Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007e [Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007f [Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007g [Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007h[Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007i [Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007j [Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007l [Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

SHINKANSEN(Bullet Train) [em linha]. Tóquio: JRG, 2007m [Consult. 13 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.japanrail.com/JR_shinkansen.html

Technical Features of “Talgo Self Propelled Trains” [em linha]. Madrid: Talgo, 2007a. [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.talgo.com/htm/productos1.htm

Technical Features of “Talgo Self Propelled Trains” [em linha]. Madrid: Talgo, 2007b. [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.talgo.com/htm/productos1.htm

Technical Features of “Talgo Self Propelled Trains” [em linha]. Madrid: Talgo, 2007c. [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.talgo.com/htm/productos1.htm

Technical Features of “Talgo Self Propelled Trains” [em linha]. Madrid: Talgo, 2007d. [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.talgo.com/htm/productos1.htm

Technical Features of “Talgo Self Propelled Trains” [em linha]. Madrid: Talgo, 2007e. [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.talgo.com/htm/productos1.htm

Technical Features of “Talgo Self Propelled Trains” [em linha]. Madrid: Talgo, 2007f. [Consult. 7 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.talgo.com/htm/productos1.htm

Thalys: an international TGV network [PDF em linha]. Bruxelas: Thalys, 2007 [Consult. 20 Dez. 2007]. Disponível em: http://www.transport.alstom.com/_eLibrary/brochure/upload_119352.pdf

YRITHINND. Train ã Grande Vitesse. [em linha]. Wikipedia, 2007 [Consult. a 26 de Novembro de 2007]. Disponível em: http://es.wikipedia.org/wiki/Train_%C3%A0_Grande_Vitesse

2007-12-20 23:20 tiagogvaranda

30-11-2007 01:45 Diogo Aurélio

2 comentários »

  1. Tema interessante.

    Reformulação de versão anterior.

    Citações e referências incorrectas.

    4 pontos

    Comentar por Virgílio A. P. Machado — Dezembro 17, 2007 @ 11:27 pm

  2. Tema interessante.

    Reorganização e expansão de versões anteriores.

    Várias referências.

    Citações e referências incorrectas.

    Oportunidade perdida para corrigir as versões anteriores.

    3 pontos

    Comentar por Virgílio A. P. Machado — Dezembro 23, 2007 @ 11:30 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: